Câmara de Itabela moderniza processos legislativos com sistema de Painel Eletrônico de votação

- 10/10/2023 - 09:39

Na Sessão da última quinta-feira (05), a Câmara Municipal de Itabela fez uso inaugural do sistema de painel eletrônico para as votações e gerenciamento dos processos legislativos. A implantação do sistema visa trazer mais controle sobre os processos, permitir aos vereadores acesso e acompanhamento em tempo real das matérias que passam pelo Plenário, redução no uso de material impresso, mais transparência, além da modernização.

O Presidente Ademilson Eugênio (Lukinho), contando com o apoio dos demais parlamentares, tem feito uma grande transformação na Casa Legislativa, e as mudanças vem tendo boa recepção por parte dos parlamentares e da população.

O sistema de votação funciona com um painel principal, uma unidade de controle do presidente e terminais de votação através de tablets. No painel todos acompanham  o que está sendo discutido, a votação das matérias, o voto de cada parlamentar, os vereadores que estão presentes na sessão, o tempo e quem está discursando na tribuna, entre outras informações. O sistema é integrado à secretaria da Casa, tornando-se uma ferramenta que facilitará a organização. No planejamento está prevista a integração com o Portal Oficial, pelo qual a população terá à disposição as informações sobre as matérias legislativas como Projetos de Lei, Indicações, Requerimentos, Moções, entre outros.

“É uma satisfação imensa estar contribuindo com esta Casa e com o desenvolvimento dela. Nós estamos em um  mundo globalizado, na era digital, e precisamos nos aperfeiçoar cada dia mais  para acompanhar este desenvolvimento”, afirmou o Presidente Ademilson Eugênio.