Sessão Ordinária é marcada pela presença da comunidade surda e da Guarda Civil Municipal

ASCOM CMI - 06/05/2022 - 10:08

A Sessão Ordinária desta quinta-feira (05/5) foi marcada pela presença da equipe do Núcleo de Referência em Educação Inclusiva (NUREI) e de integrantes da comunidade surda de Itabela.

Na Tribuna Livre, a professora Lucélia Barreto falou sobre as atividades no NUREI voltadas à comunidade surda. Os deficientes auditivos Laiza Amorim dos Anjos e Cleiton Souza Costa, relataram suas experiências e dificuldades em relação ao aprendizado, demonstrando o quanto o trabalho de inclusão é importante, especialmente na educação.

O tema foi levantado a partir de uma matéria da pauta, um requerimento da vereadora Maria Vania Costa Santana (Professora Vania), que teve aprovação de todos os vereadores, no qual é requerido esclarecimentos e informações ao município sobre ações de atendimento à Lei 10.434/2002 que reconhece a Língua de Sinais Brasileira - LIBRAS como meio legal de expressão e pede a inclusão em cursos de formação de Educação Especial.

GUARDA CIVIL

Esteve em pauta para primeira discussão e votação, o projeto de Lei N.º 11/2022 do Poder Executivo que dispõe sobre o Piso Salarial da Guarda Civil Municipal. O projeto original fixa o valor de R$1.612,00 mais um abono de R$120,00 mensal para aquisição de uniformes.

A Casa Legislativa tramita o PL de forma célere, e na próxima sessão ordinária, quinta-feira (12) deve haver a segunda votação. A expectativa é de aprovação, já que na primeira todos os vereadores votaram a favor do projeto.

DIA DAS MÃES

Ao final da Sessão o Presidente Pedro Antonio Ribeiro da Silva antecipou as felicitações pelo Dia Das Mães, que será comemorado no próximo domingo, 08 de Maio. Confira a mensagem!

“Domingo, 8 de Maio será comemorado o Dia das Mães, e na oportunidade, através das nossas vereadoras Simone Sossai e Vania Santana, também através das mães servidoras desta Casa, em nome da Câmara Municipal parabenizo a cada uma de vocês que são exemplos de mãe, a vocês que muitas vezes também fizeram o papel de pai, e a vocês que enfrentaram ou enfrentam grandes obstáculos na jornada da maternidade. Desejo um Feliz dia das Mães a todas as mães da nossa cidade. Um forte abraço deste Presidente”, disse Tio Pedro Dapé.