Audiência Pública discutiu a mineração de grafite e seus impactos sociais e ambientais em Itabela

ASCOM CMI - 26/05/2023 - 21:38

A Câmara Municipal de Itabela realizou na noite da última quinta-feira, 25 de maio, a primeira Audiência Pública para discutir sobre a atividade de mineração de grafite da empresa South Star, responsável pelo projeto Grafite Santa Cruz, executado em Itabela.

A apresentação da empresa, e as atividades desenvolvidas no projeto foram apresentadas pelo Gerente de Operações Júlio José e a Dra. em Biologia, Flavia Peres, que também responderam às perguntas dos vereadores e do público presente.

Vários questionamentos foram feitos, abordando temas como o cumprimento da legislação, regularidade do projeto, vagas de empregos a serem geradas e formas de garantir que sejam direcionadas a moradores de Itabela.

A audiência reuniu um público diversificado: estudantes, empreendedores locais, representantes de associações e sindicatos de diversos setores como agricultura e agricultura familiar, entidades de classes, órgãos governamentais como secretarias de Educação, Integração Institucional, Agricultura e Meio Ambiente, Conselho de Meio Ambiente, Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC), entre outros.

O Secretário de Meio Ambiente, Edgar de Moraes Goularte e os representantes do Condesc também responderam a perguntas dos vereadores e do público.

Estiveram presentes os vereadores Ademilson Eugênio dos Santos (Lukinho, Presidente da Câmara), Ademir Ribeiro dos Santos (Dida), Alex Alves Vieira (Alex da Pax), Eronildo Divino, Felipe Maciel, Giancarlos Malacarne (Professor Giancarlos), Ismael Teixeira dos Santos (Ismael do Tempero), Joaldo Lima da Silva (Joaldo Mototáxi), Maria Vania Costa Santana (Professora Vania), Pedro Antonio Ribeiro da Silva (Tio Pedro Dapé), Pedro Henrique Bonfim Martins Rezende (Pedro Fisioterapeuta) e Vagner Martins dos Santos (Vaguinho do Esporte).

Durante a audiência foram exibidos dois documentários trazendo a realidade de famílias que residem nas proximidades do local de atividades da mineradora.

Em seu discurso o Presidente Ademilson Eugênio fez questão de ressaltar que a Câmara Municipal não é contra a instalação da empresa na cidade, mas que é necessário que todos, inclusive a comunidade, acompanhem de perto os trâmites para que sejam feitos de acordo com a lei e que os impactos negativos não sejam maiores que os benefícios.

Esta primeira audiência pública vinha sendo buscada desde janeiro deste ano (2023), quando a Câmara protocolou junto a South Star um ofício solicitando a audiência, que pôde ser realizada neste 25 de maio.

Para conferir tudo que foi discutido assista a audiência na íntegra no canal do Youtube da Câmara no link: https://youtu.be/b4RnDgE02Ak.