Procuradoria da Mulher promove “Dia D” em alusão ao Agosto Lilás e homenageia ex-vereadoras de Itabela
- 15/08/2025 - 13:52A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Itabela realizou, nesta sexta-feira (15/08), o “Dia D”, ação especial alusiva ao Agosto Lilás, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher. O evento reuniu autoridades, ex-vereadoras, representantes de entidades, estudantes e a comunidade, reforçando o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e o fortalecimento da rede de proteção.
A programação contou com a presença de ex-vereadoras, alunos do 9º ano do Colégio Municipal de Itabela, do vereador Gerson Silva, e de diversas lideranças locais.
Palestra de abertura
Antes dos pronunciamentos, o público assistiu à palestra “Ciclos de Violência e Rede de Apoio à Mulher”, ministrada pela advogada do CREAS, Dra. Vânia Cardoso, e pela psicóloga do CREAS, Amanda Macêdo. Durante a apresentação, foram abordados os diferentes tipos de violência contra a mulher, seus impactos físicos e psicológicos, além dos mecanismos de proteção e defesa disponíveis. A palestra destacou também o papel fundamental da rede de apoio e da denúncia como ferramentas para salvar vidas e romper o ciclo de violência.
Formação da mesa de honra
A mesa de honra foi composta por:
-
Mirian dos Santos Silva Goulart, presidente da Fraternidade Feminina;
-
Raiane Andreão, representante do Rotary Club;
-
Zilda Ton, representante do Lions Club de Itabela;
-
João Octávio Santos, secretário de Segurança Pública;
-
Wádla Casiano, secretária de Saúde;
-
Gutember Pellegrini, secretário de Educação;
-
Maria Vânia Costa Santana Ferreira, secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação;
-
Vereador Alex Vieira, representando a deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa, Soane Galvão;
-
Felipe Maciel, assessor especial representando o prefeito Ricardo Flauzino.
Todos os integrantes da mesa tiveram um momento de fala, destacando a importância do movimento contra a violência de gênero e se comprometendo a colaborar, dentro do alcance de cada secretaria e instituição, para ampliar ações de proteção e conscientização.
Discursos marcantes
A vereadora e procuradora especial da Procuradoria da Mulher, Kamilly Vieira, usou a tribuna para reforçar a importância dessa luta e compartilhar a experiência de estar à frente do órgão.
A presidente da Câmara, vereadora Simone Sossai, ressaltou a relevância de eventos como o “Dia D”, o papel da mulher na política e as dificuldades enfrentadas no cenário político. Nesse momento, um marco histórico foi registrado: foi corrigida uma lacuna na galeria da Câmara, incluindo a foto da ex-vereadora Maria Lúcia Oliveira Santos, que foi vítima de violência e teve seu mandato cassado.
Homenagens às ex-vereadoras
Após os discursos, a Câmara iniciou as homenagens às ex-vereadoras que contribuíram com coragem, dedicação e compromisso para a história e a representatividade feminina na política municipal.
Foram homenageadas:
-
Rita de Cássia Martins
-
Elizete Francisca Rocha
-
Leomara Santana Costa
-
Maria da Penha Coelho Teixeira
-
Sueli Nascimento Behy Caribé
-
Deralda Ramos de Azevedo
-
Genilda Pires dos Santos Farias
-
Mirian dos Santos Silva
-
Nildete Santos de S. Brito
-
Ana Jaira Santana Santos
-
Sônia Souza Graça França
-
Maria Vânia Costa Santana Ferreira
-
Maria José Santana de Oliveira (in memoriam)
O “Dia D” reafirmou o compromisso da Procuradoria da Mulher e da Câmara Municipal de Itabela com a promoção de políticas públicas, a valorização da mulher e a defesa de uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas.